A importância da educação para a vida profissional

A importância da educação para a vida profissional

“Educar é a ponte entre potencialidade e realidade”- Osho

Sabe aqueles momentos em que você se envolve tão profundamente em uma atividade que não percebe nada nem ninguém que está ao seu redor? Esse é o chamado “estado de flow”.

Nessas ocasiões, sua produtividade está em alta e uma agradável sensação de realização invade você. Quem não gosta (ou gostaria) de sentir-se assim?

De acordo com Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo que criou a teoria do flow, duas das características do estado de fluxo são: o equilíbrio entre o nível de habilidade e os desafios; e a eliminação do medo do fracasso. Agora reflita: de que forma atingimos esses dois estados, simultaneamente? Através do reconhecimento das nossas potencialidades, de um sólido conhecimento técnico e da capacidade de executá-los!
Fácil? Nem tanto. Esse é um processo menos doloroso se ele acontece desde a infância.

Por isso, temos algumas dicas para preparar seu filho para que possa vivenciar o estado de flow na vida adulta:

1. Observe seus comportamentos, sem julgamentos ou críticas. As pessoas só despertam para seu potencial através da experimentação;

2. Estimule sua criatividade, mesmo que às vezes isso provoque um pouco de bagunça ou o rompimento das regras da casa;

3. Acolha suas frustrações e incentive-o a tentar novamente, de uma forma diferente;

4. Convide-o a explorar outras coisas e novas formas do fazer;

5. Incentive que ele pratique seus hobbies com dedicação: as universidades mais prestigiadas do mundo consideram as habilidades pessoais como diferenciais de cada estudante. Um aluno de engenharia que tenha como hobbie a dança, por exemplo, está desenvolvendo ambos os hemisférios do seu cérebro;

6. Por fim, busque uma escola onde seu filho seja estimulado a desenvolver o pensamento crítico, a aprender por meio dos erros e acertos, e a acreditar que é capaz de construir sua própria trilha de conhecimento. Um lugar onde os professores sejam facilitadores do processo de aprendizagem e incentivadores das potencialidades de cada aluno. Uma instituição que forneça um currículo acadêmico consistente, mas que também estimule sua criatividade, sua habilidade de comunicar-se, sua autoconfiança e sua capacidade de adaptação.

Quer ter acesso a mais informações como essa? Cola na SchoolAdvisor, a forma mais inteligente de escolher uma escola: informações, conexões, recomendações e serviços.

Créditos:

Texto: Viviane Massaini, cofundadora da SchoolAdvisor e mãe do Pedro e Arthur.

Imagem: Freepik

Tags

Add Comment

Your email is safe with us.

Entrar SchoolAdvisor

Para login mais ágil, use suas redes sociais.

ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Criar nova senha