A Indústria e o trabalho 4.0

A Indústria e o trabalho 4.0

Vivemos a era da quarta revolução industrial, ou Indústria 4.0., conceito desenvolvido por Klaus Schwab, diretor e fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM) caracterizada por uma transformação na forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, em decorrência não somente do desenvolvimento tecnológico, mas principalmente das automações e transformações digitais que ocorrem a partir das novas tecnologias.

Tantas mudanças impactam também as relações entre consumidores e produto/serviço, transformando as relações interpessoais. Como consequência, as empresas precisam se reinventar e encontrar novas maneiras de atender seus consumidores, gerando transformação constante de culturas organizacionais, carreiras e posições de trabalho. A velocidade com que as mudanças acontecem já demandam dos profissionais competências específicas (veja as competências do futuro detalhadas no texto O Futuro do Trabalho e das Profissões).

Segundo o Institute for The Future, em estudo desenvolvido para a Dell Technologies, em 2030 85% dos trabalhos que existirão serão novos.

Nesse contexto, novos modelos educacionais têm surgido, incorporando novas formas de aprendizado e tecnologias exponenciais com o intuito de apoiar o desenvolvimento de habilidades consideradas essenciais para os profissionais do futuro, tais como criatividade, lógica, inteligência emocional, julgamento e conhecimento tecnológico.

Nesse mundo volátil, complexo e dinâmico (e muito!) em que vivemos, com acesso ilimitado e facilitado à informação, não muda somente a forma de aprendizado, como também são ampliadas as possibilidades de obtenção do conhecimento. Além da educação formal proveniente das escolas, independente da abordagem pedagógica que cada instituição adota, o aprendizado se dá através das experiências e do relacionamento com outras pessoas, ou seja, vivências cotidianas como viagens, leituras, palestras, exposições e trocas decorrentes dos relacionamentos interpessoais, são todas experiências que possibilitam a construção de repertório e, naturalmente, a aquisição de conhecimento e habilidades. E, quanto maior o repertório, maior será a chance de se adaptar a cenários não previstos.

Portanto, não somente a forma de adquirir conhecimento já está mudando e mudará ainda mais, mas principalmente, a capacidade de expressá-lo e colocá-lo em prática. A automotivação para buscar constantemente novas experiências e aprendizados e desenvolver suas competências, ou seja, ser um lifelong learner, (eterno aprendiz) também faz parte do contexto de formação desse profissional do futuro.

Frente ao futuro incerto e imprevisível e de tanta informação no momento presente, é natural que busquemos quais os caminhos que levarão nossos filhos a um futuro promissor. No entanto, não há fórmulas mágicas. Como pais, somos responsáveis pelo seu desenvolvimento e formação enquanto indivíduos. São as oportunidades e experiências que uma criança tem entre o nascimento até os 06 anos de idade que darão sustentação para que ela desenvolva todo o seu potencial, impactando tanto o presente, quanto o futuro.

Com a formação profissional não é diferente. Cabe a nós, pais, nortearmos o caminho em busca do conhecimento e aprendizado.

Sobre a autora: Katherine Sorroche é mãe da Alice, Psicóloga, Coach de Carreira e Propósito. Desenvolve consultoria e palestras sobre Parentalidade e Carreira, Futuro do Trabalho e Felicidade no Trabalho, com o propósito de tornar as empresas mais preparadas para acolher os novos profissionais, e preparar os profissionais a fazerem gestão estratégica de sua carreira. Também apoia mulheres em seu desenvolvimento pessoal e redescoberta profissional após a maternidade com programas coaching individual e workshops. Atuou por mais de 15 anos em Recursos Humanos, em posições de liderança apoiando profissionais no desenvolvimento de suas competências.

Add Comment

Your email is safe with us.

Entrar SchoolAdvisor

Para login mais ágil, use suas redes sociais.

ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Criar nova senha