Conheça o que são IBSchools

Conheça o que são IBSchools

Se você andou procurando sobre escolas bilíngues e internacionais, certamente se deparou com alguma IBSchool. Mas você sabe o que isso significa?

Para começar, temos que explicar o que é o International Baccalaureate® (IB). O IB é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1968. Oferece programas educacionais para estudantes de 3 a 19 anos, padronizados mundialmente e com criterioso processo seletivo para escolas, tanto estatais quanto privadas.

Atualmente, são mais de 5.000 escolas certificadas, em 150 países. No Brasil, 40 escolas oferecem algum dos programas do International Baccalaureate® (IB).

O objetivo de todos os programas IB é desenvolver pessoas com mentalidade internacional, formando estudantes questionadores, informados e que se empenhem em criar um mundo melhor e mais pacífico, por meio da compreensão e do respeito intercultural.

Quais os principais diferencias das escolas que adotam programas do International Baccalaureate® (IB)?

Os programas fornecem uma educação que cruza fronteiras disciplinares, culturais, nacionais e geográficas, estimulando o engajamento crítico e relacionamentos eficazes entre os estudantes e a comunidade global. Desta forma, além de qualificar os alunos para serem admitidos com maior facilidade em universidades reconhecidas internacionalmente, também forma cidadãos com mentalidade internacional.

O International Baccalaureate® reúne uma comunidade mundial de educadores de diferentes culturas e origens, que contribui regularmente para aprimoramento dos programas e dos currículos, com base em pesquisas acadêmicas proprietárias e de respeitados órgãos mundiais.

Por fim, os programas de educação do International Baccalaureate® (IB) são oferecidos atualmente em três idiomas: inglês, francês e espanhol. Portanto, o multilinguismo é inerente às IBSchools.

Os pilares dos quatro programas são: a mentalidade internacional e o desenvolvimento dos atributos do perfil do aluno IB.

> Mentalidade internacional

A mentalidade internacional baseia-se em três frentes de atuação:

1. Reflexão sobre a perspectiva, cultura e identidade do aluno

Através dos programas, os alunos são convidados a refletir sobre a perspetiva, a cultura e a identidade própria e dos outros. Ao aprender a apreciar diferentes crenças, valores e experiências, os estudantes ganham a compreensão necessária para progredirem em direção a um mundo mais pacífico e sustentável.

2. Multilinguismo

A mentalidade internacional também é reforçada por meio do multilinguismo.

Isso porque todos os programas IB exigem que os alunos estudem em mais de um idioma, como forma de promover a compreensão e respeito das diferentes culturas mundiais.

3. Serviço social

Os alunos são incentivados a se engajarem em serviços com a comunidade, sendo desafiados a considerar criticamente o poder e privilégio, e a reconhecer a responsabilidade pelo Planeta.

> Desenvolvimento dos atributos do perfil do aluno IB

O estudante está no centro dos programas educacionais do IB. Em todos os programas, os alunos desenvolvem abordagens para aprender as habilidades e os dez atributos do perfil IB, que são:

Conhecedores: desenvolvem a compreensão conceitual e a exploração do conhecimento em uma variedade de disciplinas, promovendo o envolvimento com questões e ideias que tem significado local e global.

Questionadores: os programas buscam alimentar a curiosidade dos alunos para que desenvolvam habilidades para indagar e pesquisar; aprender de forma independente e com outras pessoas; e manter o amor pelo aprendizado ao longo da vida.

Pensadores: promovem habilidades de pensamento crítico e criativo para analisar e tomar ações responsáveis ​​em problemas complexos, exercendo a iniciativa de tomar decisões fundamentadas e éticas

Comunicadores: os estudantes são estimulados a se expressar com confiança e criatividade em mais de um idioma e de várias maneiras, assim como colaborar de forma eficaz, ouvindo atentamente as perspectivas de outros indivíduos e grupos.

Com princípios: incentivam a integridade e honestidade, com forte senso de equidade e justiça e com respeito pela dignidade e pelos direitos das pessoas em todos os lugares.

Mente aberta: os alunos apreciam criticamente suas próprias culturas e histórias, bem como os valores e tradições dos outros. Buscam e avaliam diversos pontos de vista e estão dispostos a crescer com a experiência

Cuidadores: estimulam a demonstração da empatia, compaixão e respeito, assumindo o compromisso de servir e agir para fazer a diferença na vida de outras pessoas e no mundo

Tomadores de risco: abordam a incerteza com premeditação e determinação; trabalham de forma independente e cooperativa para explorar novas ideias e estratégias inovadoras.

Equilibrados: compreendem a importância de equilibrar diferentes aspectos da vida – intelectual, físico e emocional – para alcançar o bem-estar próprio e dos outros

Reflexivos: consideram cuidadosamente o mundo e as próprias ideias e experiências, trabalhando para entender os pontos fortes e fracos a fim de apoiar o aprendizado e desenvolvimento pessoal

Conheça os programas

Os programas enfatizam a importância de realizar conexões, relacionando as disciplinas acadêmicas e oferecendo aos alunos oportunidades autênticas de conectar seu aprendizado com o mundo ao redor deles.

A avaliação acontece de forma contínua, variada e parte integrante do currículo. As IB Schools usam uma variedade de estratégias e ferramentas para avaliar o aprendizado dos alunos.

O IB oferece quatro programas de educação internacional:

> Primary Years Programme (PYP) – Faixa etária de 3 a 12 anos

Com abordagem educacional centrada no aluno, o Programa de Anos Primários explora seis temas transdisciplinares de significado global: quem somos, onde estamos no lugar e no tempo, como nos expressamos, como o mundo funciona, como nos organizamos e compartilhando o planeta.

> Programa de Middle Years (MYP) – Faixa etária de 11 a 16 anos

No Programa de Middle Years, os alunos são desafiados a fazer conexões práticas entre seus estudos e o mundo real, explorando, de forma interdisciplinar, seis contextos globais: identidades e relacionamentos, pessoais e expressão cultural, orientação no espaço e no tempo, inovação científica e técnica, justiça e desenvolvimento, globalização e sustentabilidade.

> Diploma Programme (DP) – Faixa etária de 16 a 19 anos

O programa visa desenvolver alunos com amplitude e profundidade de conhecimento,

incentivando os estudantes a se tornem conscientes das próprias perspectivas e suposições por meio da exploração.

> Career-related Programme – Faixa etária de 16 a 19 anos

No Programa relacionado à carreira, os alunos combinam o estudo dos cursos do Programa de Diploma com estudos relacionados à carreira, como o curso de habilidades pessoais e profissionais, que se concentra em preparar os alunos para vivenciar situações pessoais e profissionais.

Por que as escolas adotam o IB?

Para se tornar uma IBSchool, as escolas passam por uma rigorosa avaliação, que garante que todas as diretrizes sejam alinhadas entre o projeto pedagógico e o currículo internacional do IB. Mas os benefícios são significativos para as escolas:

1.Os programas fornecem metodologia que favorece o desenvolvimento de alunos instruídos e questionadores

2.Os educadores contam com apoio para seu desenvolvimento profissional, através de comunidades de aprendizagem colaborativa

3.As escolas tornam-se parte de uma rede global, que compartilha as melhores práticas educativas do mundo.

Quer receber uma listagem de IB Schools no seu estado, assim como conhecer as particularidades de cada escola? Envie um e-mail para nós!

Fonte: https://www.ibo.org | Créditos de Imagem: Canva

Tags

Add Comment

Your email is safe with us.

Entrar SchoolAdvisor

Para login mais ágil, use suas redes sociais.

ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Criar nova senha