Entrar

Letramento e alfabetização

Letramento e alfabetização

As crianças começam a construir hipóteses sobre o sistema de escrita antes mesmo da alfabetização, através da associação dos símbolos (as palavras) às imagens que elas representam. Esta habilidade faz parte do processo de letramento.

O letramento consiste na aplicação de práticas de leitura e escrita que, somadas aos conhecimentos adquiridos na alfabetização funcional, culminam com o entendimento pleno e interpretação do conteúdo que está sendo apresentado.

Ou seja, através da alfabetização as crianças aprendem a formar e decodificar o código escrito. Já o letramento é o que fornece a capacidade de compreenderem o que está escrito, interpretarem a informação, criticarem, resignificarem e produzir novos conhecimentos e conteúdos. Quando você lê uma história para o seu filho ou ele participa de uma roda de conversa onde terá que contar como foi seu final de semana, estão sendo trabalhados os princípios do letramento.

O processo de alfabetização acontecerá no ensino fundamental, porém é comum que muitas crianças, estimuladas pela curiosidade, comecem o processo de aquisição da base alfabética ainda na educação infantil.

Veja abaixo os níveis de avaliação da aquisição alfabética de acordo com Emília Ferreiro:

– Escrita pré-silábica: não há correspondência entre os sons e as letras, a criança relaciona o tamanho da figura à sua escrita. Por exemplo, ela utiliza muitas letras para escrever elefante, que é um animal grande, e poucas para escrever formiga, que é um inseto pequeno.

– Escrita silábica: a criança passa a utilizar uma letra para cada sílaba falada. Ou seja, ela escreve a palavra “casa” utilizando duas letras – “c”-“s”.

– Escrita silábico-alfabética: o aluno registra uma letra para algumas partes das palavras e sílabas para outras. Por exemplo: “coba” para cobra, “morcgo” para morcego.

– Escrita alfabética: as letras formam corretamente as sílabas, ainda que a ortografia ainda não seja convencional. A criança pode escrever “dinosauro”, “gatu”, “caun”

 
Esse conteúdo foi fornecido por As Corujas, empresa de marketing fotográfico com a missão de ampliar a convivência entre pais e filhos por meio de fotos captadas na rotina da escola.

Add Comment

Your email is safe with us.

Entrar SchoolAdvisor

Para login mais ágil, use suas redes sociais.

ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Criar nova senha