Entrar

O Futuro do Trabalho e das Profissões

O Futuro do Trabalho e das Profissões

Quando pensamos na educação dos nossos filhos, naturalmente pensamos em futuro. Vivemos um momento em que mudanças tecnológicas e econômicas acontecem de modo acelerado e pensar e falar sobre o futuro do trabalho e consequentemente das profissões já é uma realidade presente há alguns anos.

As profissões que nós escolhemos no passado e até mesmo os modelos de ensino que tivemos vem passando por transformações consideráveis que impactarão tanto a forma de aprendizado quanto as escolhas de nossos filhos. Estudos estimam que até 65% das crianças que estão começando a escola hoje, depois de se formarem no ensino médio ou na faculdade, terão um emprego que ainda não existe.

Mas então, como apoiar nossos filhos para esse futuro? Saber as competências que diferenciarão as pessoas no mercado de trabalho que tende a ser cada vez mais competitivo, automatizado e tecnológico irá te auxiliar.

Segundo o Fórum Econômico Mundial (FEM), em lista publicada este ano, são as habilidades comportamentais e relacionais (soft skills) que terão maior importância a partir de 2022:

 

1. Pensamento Crítico e Analítico: envolve a capacidade lógica e de raciocínio para analisar o contexto e propor soluções.

2. Criatividade: será não só uma habilidade comportamental requisitada ao profissional do futuro, como também será essencial para que este profissional se beneficie (e se reinvente) diante das mudanças que ocorrerão.

3. Coordenação com outros: ou interação humana no trabalho, refere-se a exercer a habilidade de comunicação e a capacidade de percepção dos pontos fortes uns dos outros direcionando isso ao resultado em equipe desejado. Além disso, se adaptar de forma flexível às mudanças.

4. Negociação: em um contexto de automatização crescente de atividades, ser capaz de negociar com os times de trabalho está no topo da lista das habilidades requeridas ao profissional do futuro.

5. Inteligência Emocional: segundo o FEM, “de forma geral, as habilidades sociais – como persuasão, inteligência emocional e habilidade para ensinar os outros – serão as mais requisitadas em todas as indústrias” do futuro.

6. Resolução de Problemas Complexos: é a capacidade “resolver problemas inéditos e mal definidos em contextos complexos e do mundo real”.

7. Tomada de Decisão: esta competência vem acompanhada de uma capacidade mais apurada de analisar o contexto e proporcionar percepções importantes que apoiarão as estratégias e decisões de negócios.

8. Flexibilidade Cognitiva: também pode ser entendida como aprendizagem ativa, ou seja, a capacidade de estar sempre aprendendo coisas novas – principalmente fora de sua zona de conforto – e novas formas de pensar. Ter uma mente ágil e flexível para enxergar além.

9. Orientação para servir: também definida como a capacidade de ajudar as pessoas, é a competências que tem o olhar voltado para o consumidor, antecipando suas necessidades. É entender o consumidor a ponto de saber o que valorizam, temem ou não gostam e propor soluções aliadas às necessidades futuras.

10. Liderança: gestão inspiradora de times de trabalho, capazes de motivar e maximizar sua produtividade será um grande diferencial dos profissionais do futuro.

No mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo em que vivemos (mundo V.U.C.A – Volalite, Uncertainty, Complex, Ambiguous) serão essas as habilidades que irão diferenciar as pessoas umas das outras no mercado de trabalho.

O mundo VUCA também já vem sendo chamado de mundo MUVUCA (Meaningful e Universal), um mundo em que se busca significado, propósito e sentido em tudo o que fazemos, bem como se busca uma análise de impactos de nossas decisões.

Educar, preparar e apoiar nesse e para esse mundo certamente é um caminho desafiador para os pais. No entanto, na era da conexão, acredito que a conexão mais importante e primordial é a conexão entre pais e filhos. É essa relação que dará a sustentação necessária e moldará nossas crianças e jovens a se relacionar com as pessoas, com o futuro.

Sobre a autora: Katherine Sorroche é mãe da Alice, Psicóloga, Coach de Carreira e Propósito. Desenvolve consultoria e palestras sobre Parentalidade e Carreira, Futuro do Trabalho e Felicidade no Trabalho, com o propósito de tornar as empresas mais preparadas para acolher os novos profissionais, e preparar os profissionais a fazerem gestão estratégica de sua carreira. Também apoia mulheres em seu desenvolvimento pessoal e redescoberta profissional após a maternidade com programas coaching individual e workshops. Atuou por mais de 15 anos em Recursos Humanos, em posições de liderança apoiando profissionais no desenvolvimento de suas competências.

Add Comment

Your email is safe with us.

Entrar SchoolAdvisor

Para login mais ágil, use suas redes sociais.

ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Criar nova senha