Por que as crianças mentem?

Por que as crianças mentem?

Imagine a seguinte situação: você descobre através da mãe de um colega do seu filho que ele se envolveu em uma discussão na escola. Ao questioná-lo sobre o assunto, seu filho reage agressivamente dizendo que não houve nada, que te contaram uma mentira. Após insistir um pouco, ele finalmente conta a verdade, relatando timidamente a situação.

As crianças começam a mentir tão logo desenvolvem a linguagem e aumentam sua compreensão das relações humanas, seja para evitar punição por uma atitude errada, para esconder seus sentimentos e opiniões sobre os outros ou, ainda, para se exibir para os colegas.

Estudos revelam que quanto mais jovens as crianças, mais errado elas consideram mentir. Com 5 anos, 92% das crianças consideram errado mentir. Com 11 anos, este percentual cai para 28%. Com 15 anos, apenas 5% acredita ser errado.

Até os 10 anos, as motivações para que as crianças mintam estão muito focadas nas regras impostas pelos adultos ou autoridades. A partir desta idade, as mentiras começam a ser motivadas pela empatia que possuem – ou não – pela outra pessoa.

Independente das motivações, os pais sempre se preocupam que as mentiras possam colocar seus filhos em risco.

Algumas medidas simples podem ajudá-lo a valorizar seu filho quando ele fala a verdade, estimulando este comportamento:

1. Seja verdadeiro consigo, com ele e com os outros: ele considera o seu exemplo;

2. Converse com seu filho, explicando as consequências e riscos das mentiras;

3. Reforce positivamente suas atitudes de sinceridade, mesmo quando você o repreende por comportamento.

As Corujas é uma empresa de marketing fotográfico com a missão de ampliar a convivência entre pais e filhos por meio de fotos captadas na rotina da escola.

Add Comment

Your email is safe with us.

Entrar SchoolAdvisor

Para login mais ágil, use suas redes sociais.

ou

Os detalhes da conta serão confirmados por e-mail.

Criar nova senha