
Você sabe qual o papel do fonoaudiólogo na Escola?
O fonoaudiólogo trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas a promoção de saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. A fonoaudiologia educacional tem enfoque na prevenção e promoção da saúde, atuando junto a direção da escola, pais, professores e alunos.
Neste texto, o foco é a linguagem do aluno. Ao ingressar na escola, a criança sai da “bolha” da família para conviver com crianças da mesma idade e a vivenciar novas experiências. A partir do desenvolvimento da linguagem, o aluno está apto a compartilhar significados com o outro. A escola é um espaço riquíssimo para o desenvolvimento da linguagem.
O papel do fonoaudiólogo é decisivo na educação infantil, na educação especial e no ensino fundamental. A atuação no período chamado de “primeiras aprendizagens” é de extrema importância. Por exemplo, uma criança com atraso de desenvolvimento de linguagem e/ou de fala poderá ter dificuldades na alfabetização, e uma que criança que não estiver bem alfabetizada terá dificuldades em todas as disciplinas do currículo escolar.
É na pré-escola que as crianças aperfeiçoam a linguagem oral e desenvolvem importantes noções de escrita. Aqui podemos fazer uma analogia com “efeito bola de neve”, pois a vasta literatura da área mostra que a criança com dificuldade nesses primeiros aprendizados, poderá apresentar questões importantes nas disciplinas dos anos subsequentes.
E por que não monitorar e/ou intervir logo no começo, se temos recurso para isso? Por isso a importância de um fonoaudiólogo junto a equipe de educadores, trabalhando com a prevenção e monitorando quem precisa de uma atenção mais de perto. Ele orientará professores e familiares do aluno que apresentarem dificuldade de aprendizagem, e poderá acompanhar a evolução dos tratamentos realizados fora da escola. O atendimento clínico, que é realizado por outro profissional, é personalizado e direcionado a necessidade de cada paciente.
A fonoaudiologia, ao compartilhar de seus conhecimentos sobre prevenção, aquisição e desenvolvimento de linguagem com os professores, trará ganhos importantes ao ambiente escolar. Uma vez que o professor é o profissional que tem o maior vínculo com a criança, a parceria entre professores e fonoaudiólogos torna-se fundamental.
Qual a sua experiência? Algum fonoaudiólogo participa da equipe de educadores na escola do seu filho? Comente aqui embaixo.
Leticia Pifaia Barros é fonoaudióloga da Acqua Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia. @otorrinoefonoacqua_
Ctrédito da imagem:https://www.theschoolrun.com
- 22/10/2020
- 129
- Aprendizado , Artigos , Leticia Pifaia Barros
- 0 comment
Add Comment